Não foi a primeira vez, nem a segunda e provavelmente nem será a ultima. Não é de hoje que atos racista acontecem na torcida do Grêmio, esse histórico é preocupante no entanto não há medidas sérias para coibir esse tipo de situação por parte da torcida, pelo contrário por muitas vezes a Diretoria do Grêmio tentou de alguma forma abafar esses problemas.
Ainda esse ano o jogador do Internacional Paulão sofreu ofensas racistas no GreNal da arena por torcedores do Grêmio
A torcida Geral do Grêmio entoa cantos considerados racistas que já renderam muitas polêmica, mas pouca ação por parte do clube e dos órgãos competente, lembrando que a torcida recebe apoio da diretoria gremista.
Preocupante:
No Rio Grande do Sul tem sido frequente atos racista por parte das torcidas, nesse ano ocorreu uma das punição até então nunca vista no estado para a equipe do Esportivo de Bento Gonçalves, que foi no caso do Arbitro Marcio Chagas da Silva que foi insultado com atos e palavras racista dentro e fora do estádio, na ocasião o esportivo perdeu 6 pontos no Campeonato Gaúcho que acabou ocasionando o rebaixamento na competição.
Outros casos ocorreram como o da torcida do Juventude que fez gestos racista aos jogadores do Internacional.
A torcida do Pelotas foi denunciada por atos racistas em um clássico Brapel de 2013 , onde foram arremessadas bananas na torcida rival e no campo, gestos e cantos racista também ocorreram, uma das torcidas do Pelotas também entoa cantos racista.
O fato é que todos sabem que acontece os atos racistas os times a justiça e a imprensa, porém são poucas as medidas para combater esse câncer que há em nosso futebol atual. Talvez com a grande repercussão desse caso com o goleiro Aranha pela Copa do Brasil aconteça uma mudança na atitude e nas medidas na hora de punir a torcida ou o clube caso seja necessário.
Não ao Racismo no Futebol